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domingo, 17 de abril de 2011

primeira aula de ponta (e a busca pela ponta perfeita).



Oi gente ! Não via a hora de poder contar que essa semana tive minha primeira aula de ponta ! Na terça-feira da semana passada, voltei ao ballet depois do acidente e o professor comunicou que teria aula de ponta na quarta .Tive que fazer um grande esforço poder ir, tinha prova pra estudar e meu pé não estava totalmente recuperado. Mas mesmo assim eu fui, nem me lembrava da prova, só conseguia pensar que naquele dia iria fazer minha tão esperada primeira aula de ponta.
Cheguei no horário e fui me aquecer com uma colega. Não via a hora de começar logo, ansiedade era muita.
E a aula foi ótima! Claro que não fui bem 100%, como todo mundo também, mas senti que ali seria o início de um novo caminho. Não iria mais me sentir uma anormal com roupa de ballet e sim uma verdadeira bailarina, mesm não tendo toda a técnica suficiente. Eu me senti bailarina. Senti que eu amo cada vez mais o ballet.

 Algumas colegas minhas já tinham feito aulas de ponta mas eu não pude fazer. Nesse tempo treinei sozinha mesmo. Mas não me conformo porque tenho a sapatilha já faz 6 meses e ainda estava muito dura. E ainda passei por aquele probleminha da ponteira. Quando ganhei a sapatilha (Capézio Partner 180), ganhei também a ponteira de espuma. Mas estava sentindo muitas dores quando treinava e então comprei uma de silicone. Não sentia dores, mas ela era muito grande para caber na caixa da sapatilha e ficava muito apertada no meu pé. Como eu sempre soube que sapatilha apertada demais prejudicava o desenvolvimento da ponta, fiquei com a ponteira de espuma mesmo. Nunca conseguia ficar muito tempo treinando porque doía demais. Fiz a aula com ela e meus dedos estão praticamente comidos!
Mas ontem, tentei treinar mesmo com os dedos machucados. Como tinha lavado minhas ponteiras de espuma e estavam secando, peguei as minhas de silicone que há muito tempo não usava. Consegui ficar mais de uma hora treinando e ainda amoleci minha ponta direita ! Agora, não sei se devo continurar com a de espuma ou mudar pra de silicone. Já pensei em trocar de sapatilha porque ela não é pra iniciantes, mas não temos condições no momento de comprar outra.
Agora entrei na dura batalha de achar a ponta perfeita. Acho que não é essa ainda, mas é com a experiência, muitas feridas, calos e bolhas depois, que conseguimos achar. Não vou me desesperar, a busca ainda só está no começo !

           Beijos pra todas*-*

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Há males que vem para o bem *

 No último post, eu escrevi um pouco sobre o que eu senti durante essas duas semanas em que fiquei longe de tudo e todos. A verdade é que na semana retrasada, sofri um pequeno acidente: fui atropelada por um carro quando estava indo para o ballet.
Não foi nada grave, apenas alguns hematomas e uma cicatriz no pé pra colecionar (já tenho 4!, rssrs). Fui socorrida pela motorista, que fez questão de conversar com o pessoal lá em casa e se ofereceu pra me ajudar em tudo. O meu maior medo foi de ter que me afastar do ballet, pois tive suspeita de fratura exposta. Até chorei só de pensar. Mas o legal de tudo isso é que ela (a motorista) é uma pessoa super legal, fizemos amizade rápido, e acreditam que ela vai começar a fazer dança do ventre comigo ? Pois é, há males que vem para o bem.
Fique de atestado médico por uma semana, mas como ainda estava sentindo dores fiquei mais uma semana em casa. 15 dias de puro tédio, sem escola,internet e principalmente sem dança. O que fiz de bom pelo menos foi assistir a vários filmes de ballet que meu professor me emprestou. E um deles era Cisne Negro (ainda não tinha assistido, rsrsrs) e fiquei muito chocada com o filme. Já virou o meu preferido, apesar de já ter dito que não gosto de o lago dos cisnes. Ainda farei um post especial sobre o isso e vou explicar o porquê.
Nessa última semana, teve uma apresentação, na qual até então não iria participar por causa das dores no pé. Mas um dia antes, estava me sentindo melhor e resolvi preparar um solo de dança do ventre surpresa para o professor. E dancei as três coreografias do espetáculo com o grupo. Não pude dançar com o ballet porque não pude ensaiar.
 Mas a apresentação foi linda, pena que as fotos não prestaram (todas tremidas !)
E hoje, voltei às aulas de dança do ventre. Foi ótima. Me senti bem durante toda a aula e ainda ensinei uma técnica a elas de movimentos de braços. Elas adoraram!
Essa é uma das fotos minhas da apresentação :


Gente, valeu mesmo pelos comentários, beijos pra todos *

domingo, 10 de abril de 2011

Longe de mim ...

Fiquei vazia. Triste, sem sossego, sem ter o que fazer. E durante essas duas semanas, sem dança, sem internet, sem ver os amigos, fiquei muito solitária. O blog é aonde eu despejo minhas tristezas e compartilho minhas alegrias mas nem isso eu tive. A solução foi sonhar, e lembrar que daqui por diante vou correr mais ainda atrás dos meus sonhos, pois um dia sem lutar pelos seus sonhos é um dia perdido, assim como um dia sem sorrir.
Mas estou de volta. Forte e com muita esperança. Feliz por saber que não irei me afastar do que amo. Sonhando cada vez mais com o futuro e também com muito medo dele, mas nem por isso irei deixar de tentar alcançar os meus objetivos. Durante esses dias, não fiquei longe da dança e sim, longe da vida, pois a dança é a minha vida. Longe de tudo o que me deixa feliz. Longe do que me completa. Longe de mim.
Estou cada vez mais convencida de que eu amo o que faço e de que o medo e a tristeza dará lugar a vários sorrisos, abraços e beijos. Voltarei com a certeza de que esse é o meu futuro e aconteça o que aconteçer, não irei me afastar dele por nada. De uma forma ou de outra, esse é o meu caminho.
           By: Clara V.

Cena do filme Cisne Negro, de Darren Aronofsky.

Um beijo pra todos que acompanham o blog, vcs me dão tantos conselhos, obrigado a cada um de vcs !

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ballet x Dança do ventre

Geente, desculpa a demora do post. Mas estava ansiosa pra falar sobre a minha última apresentação ! Bom, dancei com a dança do ventre, pois o ballet não estava, só o jazz. Dancei só minha coreografia solo. Ainda irei editar as fotos, assim que eu terminar eu posto.
 E coloquei esse título no post porque depois dessa apresentação comecei a sentir de verdade a dificuldade de fazer ballet e dança do ventre ao mesmo tempo.
O meu professor, antes de eu entrar no palco me chamou e disse: "Quero que você seduza, que chame a atenção das pessoas só pra você. Explore o palco e mostre o que é a dança do ventre". Como eu vou fazer isso ? Como posso ser clássica no ballet e sensual na dança do ventre sem ser artificial ?
Depois que entrei no ballet, fiquei me sentindo um pouco presa em alguns passos na dança ventre. Me pegava toda hora na aula com os pés na 1ª posição, rsrsrs. Já no ballet, sentia dificuldade nos exercícios de centro por causa do quadril solto demais. Às vezes acho que tenho que escolher entre uma das artes mas eu não consigo: eu amo as duas !
Prendo a respiração na dança do ventre pra fazer os exercícios e no ballet acabo esqueçendo de respirar  pela força do hábito. Como vou conseguir dar conta do ballet e da dança do ventre ao mesmo tempo? Bom, impossível não é ! Existem várias dançarinas do ventre que estudaram ballet e até usam isso ao seu favor na hora da dança. Já vi várias também que fizeram jazz e hoje estão em grandes companhias de dança do ventre.
É um esforço muito grande, terei que treinar muito pra me especializar nas duas artes. Eu quero trabalhar com isso, eu quero viver disso. E não posso desistir no meio do caminho como eu já fiz uma vez  e me arrependi.
Mas a prova de que é mais do que possível está nesse vídeo aí. Será que um dia eu consigo fazer isso ?

 

Beijos *-*

sábado, 19 de março de 2011

Wings veil



Ontem voltei as aulas de dança do ventre e comecei a aprender alguns movimentos de wings veil, conhecida no Brasil como asa de Ísis . É uma das coisas que eu acho mais bonito, dá um efeito lindo no palco !
Ela está em praticamente todos os espetáculos de dança do ventre e tem de todas as cores e tipos: branca, prateada, dourada, colorida, de seda, plissada.. e são caras. muitos caras. Custam de R$ 180 a R$ 200,00.
Os movimentos exigem muuuito treino,e como vamos dançar uma coreografia com as asas no final do ano, já começamos a treinar agora com o véu tradicional mesmo. As asas são enormes e todo cuidado é pouco na hora de dançar (já vi acidentes desastrosos com elas !).
Elas são usadas para reverenciar a deusa Ísis e suas asas de falcão.



 A técnica é americana, no Egito ninguém usava. Dizem também que as americanas introduziram as asas para chamar a atenção. Na verdade, pesquisei sobre a verdadeira origem, mas não encontrei nada concreto, apenas essas informações.
Quem sabe dançar um solo com as asas bem dançado com certeza ilumina o palco com os movimentos rápidos e bonitos. Acho que depois do candelabro e da espada, a asas de Ísis é acessório mais dfícil de ser usado na dança. Imagina unir as asas com a sapatilha de ponta ! Quase impossível (rsrsrsrs)
Estou treinando em casa os giros, que são os mais difíceis. Nossa nem vejo a hora de ter a minha e fazer meu primeiro solo com ela. Aqui vai o vídeo que eu mais amo :




E hoje é apresentação. Nem tô nervosa (L

quinta-feira, 17 de março de 2011

La Bayadere



Amo esse ballet. O melhor que eu já vi, claro que Don Quixote ainda não deixou de ser o meu queridinho. Mas eu gosto de ver coisas inusitadas, dierentes e quando vi La Bayadere percebi que esse era o meu ballet favorito. Já sonhei comigo vestida de Kitri várias vezes, mas hoje tenho certeza que essa noite estarei dançando como Nikiya.
No American Ballet  Theatre me chamou a atenção as roupas, a coreografia e a emoção da bailarina quando perdeu o seu amor. Me encantei porque mostra a cultura oriental com a essência do ballet clássico, inclusive pra mim, que estudo a cultura dos países orientais foi lindo de ver.
Diferente da maioria das bailarinas, não gosto de o lago dos cisnes. Nem sei direito porquê. Claro que acho maravilhoso,adoro o pas de quatre (a minha parte favorita).Mas não consigo assistí-lo por muito tempo. Talvez seja porque eu gosto demais de coisas diferentes. Porque eu acho o repertório difícil e perfeito demais. A música é linda e emocionante.Os cisnes são perfeitamente sincronizados, o branco é perfeito e o negro mais ainda. Tudo é tão perfeito que chega a ser impossível.


 Talvez seja também porque eu cresci sabendo da história e já esteja cansada de ver Odette, Odile e etc.
Mas não é porque não gosto de O lago dos cisnes que eu não aprecio o ballet clássico. Apenas quero vê-lo de outras formas, em outros corpos, de uma forma que eu possa acreditar que o ballet é possível pra mim.
Encontrei em La Bayadere o que eu realmente queria ver. Encontrei o meu repertòrio favorito.
Pra completar minha felicidade, eu me saí muuito bem nas aulas dessa semana. Matei a saudade das aulas de barra e as diagonais foram diferentes do que estava acostumada e foi ótimo. Tava me sentindo tão bailarina que nem queria tirar o collant ! (rsrsrs).
Sábado vou ter apresentação. Posto aqui depois, ok ?

           Beijos

domingo, 13 de março de 2011

Carnaval clássico e contemporâneo (oi?)

Oi gente ! Bom, hoje vou falar de um assunto que diz respeito ao universo da dança, não quero ficar só falando de mim e das minhas indecisões. Vou falar sobre uma coisa que deu o que falar nesse carnaval: só deu o ballet! E tanto o clássico quanto o contemporâneo invadiram os sambódromos e as avenidas.
Eu acho isso ótimo, pois o carnaval é uma festa polular, a maior do mundo, e as pessoas que não conhecem muito e não tem contato a dança tem oportunidade de ver a arte de perto.
Aqui na Bahia mesmo, pelo menos onde eu moro não temos contato com a arte em si. Achei ótimo os artistas profissionais mostrarem seu trabalho em uma festa de rua.
No trio de Daniela Mercury (que é ex-bailarina) estava a Débora Colker (adoooro) que fez uma performance com 11 bailarinos do seu grupo
          Ficou perfeito e as duas arrasaram !



O Asa de Águia também trouxe uma bailarina para o carnaval, que descia em um balão e voava pelo
público. Também liiindo de morrer !


As escolas de samba de São Paulo tiveram em suas alas o ballet clássico, com várias bailarinas reproduzindo o lago dos  cisnes

Unidos do Peruche


Unidos de Vila Maria


e serviu de inspiração pras fantasias :


Com certeza esse foi o melhor carnaval que eu já vi. Pois vi esse ano nos trios e avenidas o que eu sonho em fazer. Não vi como a maior festa popular do planeta, mas sim a festa mais encantadora .

E vocês, o que acharam desse carnaval bailarinístico ?