Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Bellydance Pointe Shoes*

Eis aqui, o vídeo em que eu estou me inspirando pra dançar no final do ano. Essa é Sabah, uma bailarina que dança uma fusão de ballet e dança do ventre. É a mesma que estava dançando no vídeo deste post.


Claro que dançar assim, só em sonho. Mas será basicamente dessa forma: alguns passos de ballet (echappés, arabesques, entrelacé), movimentos de dança do ventre soltos e alguns movimentos de quadril na ponta (difíciiiil).
Tirando os fouettés e piqués, lógico. O que acharam ?


domingo, 17 de julho de 2011

Bailarinas e repertórios *

Hoje resolvi fazer um post sobre minhas opiniões entre bailarinas e meus repertórios favoritos. Depois de tempos e tempos no meu vício diário de assistir ballets no youtube formei uma lista de quais bailarinas combinam com as personagens dos repertórios. Vamos lá :

Lago dos Cisnes: NATALIE PORTMAAAN ! Mas como estamos falando de bailarinas profissionais (é um desperdício Natalie não ser bailarina) o melhor cisne pra mim é Gillian Murphy! Ela é tão ... perfeita. Frágil como Odette e má como Odile, ela foi a única que me fez dizer "uau, ela é a verdadeira rainha dos cisnes." Ponto para ela!

A Bela Adormecida: Sem dúvidaas, é Alina Cojocaru. Ela parece aquelas bailarinas de caixinhas de música de tão delicada que ela é. Uma boneca, às vezes parace intocável,rsrsrsr. Pra mim só ela consegue fazer tão bem a Aurora. Linda!

Dom Quixote: Esse eu sempre fico na dúvida entre as "ova" (Zakharova,Osipova,Semionova...) Mas a "ova" que ganha essa com certeza é a Natalia Osipova! Ela interpreta muito bem a Kitri, que é uma personagem forte e não consigo imaginar outra bailarina que não seja ela quando falam de Dom Quixote. A melhor das Kitris !

Giselle: Me desculpem a Zakharova e a Alessandra Ferri, mas quem leva essa é Polina Semionova! Quando assisti o primeiro ato com ela, nunca mais esqueci. Apesar de eu não ter encontrado o vídeo da cena da loucura com ela (que foi muito bem feita pela Ferri) o posto de Giselle é dela. Além de ser uma das minhas preferidas.

La Bayadere: Agora é que a Zakharova vai  levar! A variação de Nikiya em que ela dança em frente a fogueira é liiiinda demais! E só ela conseguiu fazer perfeitamente bem na minha opinião. O papel combina super com ela e a técnica dela é absurda. Nikiya é de Svetlana.

O Quebra Nozes: Agora chegou a hora de ser uma brasileira. E quem vai levar é ... Ana Botafogo !
Quem acha que ela é a melhor de todas as Claras levanta a mão /õ. Ela é quase uma menininha dançando, se bem que dizem que ela não dança, ela voa. Mais uma que parece até intocável de tão delicada. Liiiinda !

Bom, o post parou mas a lista não! Ainda tem Sylvie Guillem para Raymonda (descobri através da Cyndi,rsrsrs), Marianela Nunez para Fada Lilás de A Bela Adormecida (claaaro), Marianela de novo para La Fille Mal Gardée, Aurélie Dupont para a Dama das Camélias, Leanne Benjamin para Copellia (quem não conhece essa bailarina, faço um post sobre ela) e etc, etc, e etc (agora eu percebi que o post ainda não parou, rsrsrs)

Finalizando, agora de verdade, valeu pelos novos seguidores, tô tentando aumentar a quantidade mas vcs já são tudo!

Bjs e até a próxima.

sábado, 9 de julho de 2011

Agora é hora de trabalhar .:


Oi gente! Fiquei sem postar esse tempo por problemas no PC, que foi levado pro conserto e nisso acabei perdendo todas as minhas fotos (das apresentações,ensaios e etc. snif, snif). Mas ainda tenho algumas salvas, como essa acima, a mais recente da minha ponta.
Depois das férias, voltei pras aulas morrendo de saudades e animada pra voltar a treinar. E cheia de responsabilidades de professora (agora, eu virei a professora oficial das iniciantes de dança do ventre).
E estou fazendo algumas coreografias do espetáculo também. Além várias pesquisa sobre ritmos árabes (se alguém tiver alguma, manda pra mim !) e tô dando alguns pitacos no roteiro e no figurino do espetáculo.

Agora é a hora de trabalhar. De colocar as idéias em prática, pesquisar,escrever eensaiar. Eu danço no grupo há dois anos e tenho um amor muito grande por ele, por isso quero que o espetáculo saia lindo e tô adorando participar da formação dele. E a agenda de apresentações também cresceu.Só tá um pouquinho difícil conciliar isso com as responsabilidades da escola, porque agora os trabalhos aumentaram. Mas o esforço vale a pena ;)

Quanto ao ballet, voltei mais confiante e com menos medo dos movimentos difíceis. Estou me dedicando mais e com isso as dores na perna aumentam. As aulas de ponta voltam na semana que vem e não vejo a hora de começar. Falando nelas, tô treinando bastante pro final do ano e com certeza depois desse espetáculo terei que comprar outra sapatilha. Se alguém tiver uma dica de alguma marca, manda pra mim (uso a Partner 180 da Capezio).

Acho que estou melhorando bem mais a minha técnica na dança do ventre depois que começei a dar aulas. Toda semana eu pesquiso maneiras práticas de ensinar e me preocupo se elas estão aprendendo mesmo. E aos poucos tô montando meu programa de aulas: coreografei o alongamento,o aquecimento, faço revisão de passos básicos, ás vezes um laboratório de improviso exercícios de respiração ou de tremidos.
Quero aproveitar a oportunidade que a professora me deu e fazer um bom trabalho.

Bom gente, prometo que vou comentar os blogs de vcs e repassar o selinho de meses atrás que eu ganhei, rsrsrsrsrsrs.

Beijos*


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Novidades!

Oi gente! Quero pedir miiiiiil desculpas por não ter postado, tô com alguns probleminhas....
Mas tenho novidades! Muitas! Bom, a começar pelo que aconteceu há uma semana atrás.
Como eu já tinha dito aqui no blog, saí do jazz por opção minha e foi beem difícil. Quando eu dançava lá, ensaiei durante 4 meses o novo espetáculo. Participava de duas ou três coreografias que ainda estava em processo de formação. Mas depois da minha saída, o espetáculo foi concluído e ficou lindo, gente! Ficou incrível mesmo. Confesso que me arrependi, e muuuito por ter saído.
Ali, mesmo demorando pra ser reconhecida, me esforçando muito e passando vergonha (prncipalmente rsrsrs), eu iria aprender. Com certeza. As coreografias eram de uma criatividade impressionante e eu fiquei morrendo de vontade de dançar também.
Foi uma escolha minha, não vou mudar minha decisão, apesar de estar sendo difícil mantê-la.
Só que apesar de ter saído, sempre me prestei a ajudar no que fosse preciso. E dessa vez ajudei durante o espetáculo. Nem eu acreditei: eu tive que atuar! Nunca atuei na minha vida!
Recebi um dia antes do meu professor duas páginas de texto pra decorar. Eu e ele tivemos que interpretar dois estudantes que tentam consientizar as pessoas da importância de cuidar do planeta. Eu aceitei porque eu sou muito boa de decorar textos. Mas nunca interpretei. Aceitei também porque acredito que a partir do momento em que alguém decide ser trabalhar com dança, deve conhecer outras artes ligadas a ela também.
O texto eu decorei rápido. Mas ensaiei miil vezes, não queria ser sem graça, muito menos exagerada. Falava o texto na frente do espelho o tempo todo, rsrsrsrs.
Mas acho que fui natural. Falei como se fosse eu mesma e todos gostaram. Recebi muitos elogios e foi uma surpresa, não sabia que eu tinha talento pra atuar e todos disseram que eu fui muito bem. Decidi que vou fazer teatro. Sei que vai me ajudar, e muito, na dança e vai ser ótimo pra mim como pessoa também. Sabem que quando eu era pequena, já disse que queria ser atriz? Mas desisti, acho que não era beem o que eu queria ser. No fundo, eu adoro o teatro. E vou começar no ano que vem.


(essa foto foi na hora, eu e meu professor. Na cena ia acontecer uma tempestade. Olha minha cara de quem tá assustada, rsrsrsrsrsrs)

Tenho outra novidade: vou dançar meu primeiro pas-de-deux! Não sei se vai ser algum repertório, ou coreografia normal. Mas vou realizar um dos meus maiores sonhos de ballet. Sempre quis dançar um pas-de-deux, pra mim vai ser inesquecível e tenho certeza que vou lembrar dele para sempre. Eu amo assistí-los, acho que depois do pas-de-deux do Cisne Negro (sei a coreografia toda rsrsrs), o da Fada Açucarada em O quebra-nozes é um dos mais lindos que eu já vi.
 O pas-de-deux vai ser uma homenagem a um professor que está fora do Brasil.Não vejo a hora de começar a ensaiar!
 
Bom gente é isso, valeu por vcs me seguirem e me aturarem, rsrsrs.
Beijos, e até a próxima*

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dança e superação ´

Gente, achei um vídeo lindo nas minhas andanças no google, no blog Dança do Ventre Brasil. Conta a história de uma bailarina de dança do ventre que para vencer um câncer, teve de amputar o braço esquerdo. Mesmo com a deficiência, ela dança super bem e já é professora. E não tem vergonha de mostrar o problema, não usa prótese e assume tudo isso com muita alegria.
Vendo o vídeo, percebi como a dança pode mudar a vida de uma pessoa. A arte com o corpo pode salvar vidas, tirar alguém do sofrimento. A dança tem um incrível poder de trazer felicidade.



Um exemplo de superação. De que se amamos a dança podemos vencer qualquer desafio. Depois desse e de vários outros exemplos que vi, vou acabar com o medo e arriscar mais nos treinos:)

Beijos*

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Medo de tentar (:

Está tendo aula agora, neste momento. Mas não fui. Não fui, porque não quis. Resolvi ficar aqui e refletir sobre o ballet na minha vida. Uma hora estou feliz e sonhando com ele e logo depois quero desistir.
Me bateu insegurança hoje, uma coisa me dizendo que deveria rever meus pensamentos de que devo investir na minha vontade de ser bailarina. Escrevi no último post que vou trazer o ballet para mais perto de mim a cada aula, mas não dá. Porque eu me esforço tanto, treino tanto e pesquiso tanto, se no final isso não vale de nada?
Não queria ver a sala, as meninas e muito menos o professor. Peguei minhas fotos, textos e apostilas de dança pra ler. Peguei minhas sapatilhas pra treinar. Eu sei que eu quero a dança pra mim, mas tá difícil.

Estou cansada de fazer as mesmas coisas na aula e queria aprender mais. Fazer mais, como as outras meninas: mesmo fazendo as mesmas sequências e coreografias, elas sabem mais. Porque elas treinam, assim como eu também treino. E por que eu não consigo ?

A resposta é: o medo
Sei que posso fazer aquela pirueta tripla dos meus sonhos.Mas tenho medo. Das tentativas, das quedas que irei tomar, dos micos que eu vou pagar quando verem a minha queda. Tenho medo de tentar.
É isso que acontece comigo na aula. O medo me deixa nervosa e me faz errar. Não sou solta na aula como eu sou na dança do ventre. Aliás, na dança do ventre me sinto super à vontade na aula, dou risada dos meus erros e não tenho medo de aprender coisas novas.

Preciso acabar com isso. Amanhã tem aula de ponta. Não vou faltar, nem que o medo me impeça.
Vou treinar durante todas as aulas pra dançar no final do ano. E eu vou dançar, sem medo. 

terça-feira, 17 de maio de 2011

* Nascida pra dançar ?



Ás vezes as pessoas descobrem um talento que nem desconfiava que tinha e muito menos sonhou com ele.
Foi isso que aconteceu comigo. Eu nunca soube desde pequena que queria ser bailarina, apenas tive uma fantasia quando era pequena e ouvia minha mãe falar em me colocar no ballet por conta da minha flexibilidade. Mas eu sabia das condições financeiras e acabei esquecendo disso.
Sempre achei o ballet bonito, mas nunca pensei em poder dançá-lo. Dança do ventre então, nem se fala. Só achava incrível como as dançarinas mexiam a barriga como se houvesse um bicho dentro, rsrsrsrsrs.
Mas depois da minha primeira aula, descobri que eu adoro dança do ventre, que o ballet é lindo e dançar é o que eu amo fazer agora. E eu sei que não nasci pra isso, mas posso aprender aos poucos porque a dança está ao alcance de todos, certo?. Era o que eu pensava, até então.
Sempre fico olhando essas criançinhas que fazem ballet e já tem um talento nato, são meio que "nascidas pra dançar". Dia desses, minha vizinha de oito anos chegou aqui em casa querendo me mostrar o que aprendeu em sua primeira aula de ballet. Tipo, ela nasceu pra ser bailarina! Só fez uma aula e já sabe dar piruetas, arabesques perfeitos e ela anda pela casa na ponta dos dedos. Ela já tem corpo de bailarina e os pés superfortes.
Pensei: será que é preciso ser "nascida pra dançar" pra ser uma boa bailarina? Será que é preciso saber que quer a dança pra sua vida desde pequena? Bailarinas tardias, como a maioria das blogueiras que me seguem também não podem ser tecnicamente perfeitas?
E ainda tem a minha priminha de dois anos que assistiu uma aula pública minha de ballet e agora só quer saber de dançar pela casa. Essas duas meninas um dia vão me colocar no chão, rsrsrs.
Mesmo assim não deixo de me esforçar. Hoje na aula fui muito bem na barra, mas no centro e na diagonal errei um pouco. Mas é assim, é errando que se aprende e sei que mesmo nãosendo tão boa quanto essas bailarinas natas o ballet está ao meu alcance. E eu vou trazer pra mais perto de mim a cada aula, porque eu amo a dança.
Aqui vai um vídeo de uma "nascida pra dançar" que tem apenas 5 anos, mas já é incrível! Ela é russa (só podia ser, rsrsrs) e se chama Kaylee:


Até mais gente, bjs*